A gestão de documentos e processos é essencial ao bom desempenho de uma empresa e um reflexo da sua organização interna. A existência de grandes volumes de informação, tanto oriundos do exterior como internos, potencia a perda de documentos, aumenta a dificuldade em aceder rapidamente à informação e à sua localização física e dificulta o controlo dos fluxos de informação.
A implementação de um sistema de gestão documental e processos é um factor decisivo para o seu negócio, na medida que permite à empresa gerir toda a informação não estruturada, tendo por base os seguintes conceitos:
Desmaterialização |
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Normalização |
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Indexação |
Digitalização dos documentos em formato papel, produzindo documentos electrónicos que são classificados e disponibilizados segundo um determinado critério. |
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De todos os tipos de documentos da empresa, métodos de classificação e de entidades; uniformização de processos utilizando sempre os mesmos procedimentos. |
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Catalogação e classificação dos documentos electrónicos. Esta fase é equivalente ao processo de arquivo físico mas potenciando os benefícios dos sistemas de informação, podendo garantir a gestão integrada do arquivo físico e electrónico. |
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Workflow |
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Pesquisa |
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Redução de Custo |
Definição dos vários estados pelos quais um documento passa, incluindo publicação, aprovação, distribuição e circulação ou arquivo possibilitando o controlo dos fluxos de circulação de documentos. |
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Motor de busca capaz de realizar pesquisas de documentos pelo seu conteúdo ou atributos, permitindo localizar e disponibilizar imediatamente o mesmo, quando necessário e em qualquer parte. |
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A redução de custo advém do aumento de produtividade na procura, reencaminhamento e gestão de documentos, redução do custo de cópias e redução das necessidades de espaço de arquivo. |
Vantagens de uma solução de gestão documental?
A distribuição de documentos provenientes do exterior e/ou documentos internos assim como o tratamento da informação são actividades que consomem muito tempo e que estão sujeitas a erros de manuseamento que, por vezes, resultam em dispersão e extravio de documentos, dando origem a perdas de tempo e podendo mesmo causar dificuldades à empresa.
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Redução de Espaço Fisíco |
Gestão de Arquivos |
Rapidez no Acesso e Tratamento |
Controlo de Fluxos |
Acesso, Autenticação e Segurança |
Segurança do Arquivo em cenário de desatre |
Multisite e Multi-empresa |
A implementação do sistema de Gestão Documental e workflow Filedoc suprime dificuldades operacionais e apresenta as seguintes vantagens:
- Desmaterialização da documentação e dos processos de tramitação associados;
- Automatização e uniformização dos processos de trabalho;
- Gestão do arquivo da empresa de uma forma centralizada;
- Normalização dos documentos, critérios de arquivo e procedimentos;
- Rapidez na disponibilização, acesso e tratamento dos documentos;
- Controlo e segurança da informação e dos fluxos de informação (documentos e processos);
- Ganhos de eficiência administrativa e processual com consequentemente redução de custos operacionais;
- Redução da necessidade de espaço físico para arquivo e do custo com fotocópias e impressões;
- Possibilidade de medir a eficiência de recursos.
- Estes factores constituem uma mais-valia no suporte ao negócio da empresa.
A Focagem é um parceiro certificado do software de gestão documental Filedoc.